Mateus Solano traz para a capital paulista seu primeiro monólogo, 'O figurante'
- Redação
- 12 de jan.
- 2 min de leitura

(Foto: Divulgação)
A sós diante do público pela primeira vez em mais de duas décadas de carreira, a peça foi escrita por ele, pelo diretor, Miguel Thiré, e pela atriz e dramaturga Isabel Teixeira.
Na trama, Solano vive Augusto, um esforçado figurante de cinema e TV. Acostumado com a função desempenhada nos papéis secundários nas produções, o homem leva uma rotina previsível e se vê em uma espécie de figuração não só diante das câmeras, mas também da própria história.
No desenrolar da dramaturgia, porém, Augusto começa a se questionar e a refletir sobre a importância de seu trabalho e de sua vida, em uma busca para ressignificar sua existência.
No tablado nu, valendo-se apenas de corpo e voz, Mateus Solano dá vida a Augusto, figurante orgulhoso do próprio ofício que embarca numa roda-viva entre a loucura e a melancolia após perceber, a partir da indiferença alheia, que não significa nada para quem o cerca. O espetáculo é uma homenagem a Augusto Mucke — figurante “conhecido” no audiovisual brasileiro— e deve ser adaptado para o cinema em breve, marcando a estreia do ator no posto de diretor.
Na história, Augusto é um figurante que ensaia vários tipos em casa, mas chega no trabalho e ouve pedidos para só ficar quieto e sorrir — explica o ator. — Essa disparidade entre a nossa potencialidade e o que a gente acaba se acostumando a exercer no dia a dia é um pouco o tema da peça. O personagem vai se revoltando contra esse “estar invisível”. E ele acaba envolto num redemoinho do próprio ego.

Serviço:
Data: de 10/01/25 até 31/03/2025
Local: Teatro Renaissance
Endereço: Alameda Santos, 2233 - São Paulo
Horários: Sextas às 21h | Sábados às 19h | Domingo às 17h
Ingressos: a partir de R$150,00
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
Bilheteria : Sexta, Sábado e Domingo, das 14haté o início do espetáculo.
Telefones: 11 3069-2286 ou 11 99738-1234
Comments