(Foto: Divulgação)
A Mangueira é a grande campeã do carnaval 2019 do Rio de Janeiro.
Tirando notas máximas em todos os quesitos, a Estação Primeira arrebatou o título de 2019 numa disputa aciradíssima com a Viradouro, vice-campeã e a Vila Isabel, terceira colocada. A Portela chegou na quarta posição, o Salgueiro na quinta, e a Mocidade na sexta. Estas seis agremiações estarão de volta à Passarela, no próximo sábado, a partir das 21:30h.
Para conquistar o seu 20º título, a Mangueira deu uma aula de história na Sapucaí. Mas foi uma história alternativa, com destaque para heróis da resistência negros e índios em vez dos personagens tradicionais das páginas de livros escolares.
O enredo “História pra ninar gente grande” foi assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira e contado em 24 alas e cinco alegorias. Em busca do título, a Mangueira exibiu uma bandeira do Brasil com as cores da escola no final do desfile.
"A gente passou a mensagem que a gente queria, não só pro Brasil, mas para o mundo inteiro, a valorização da nossa raça, os verdadeiros desbravadores deste país", comemorou a rainha de bateria Evelyn Bastos.
O carnavalesco Leandro Vieira, que conquistou o segundo campeonato da sua carreira, também celebrou a vitória. "A Mangueira merece esta festa. A Mangueira é uma escola que faz carnaval para representar uma comunidade importante.
Para Vieira, este foi um "carnaval de representatividade". "Esses homens e essas mulheres aqui são os heróis do meu enredo, que merecem sempre ser exaltados. Aqui mora o que tem de melhor nesse país. E o que tem de melhor nesse país faz essa festa que o mundo todo aplaude", vibra.
"É um recado político para o país todo, que tem que entender que isso aqui é importante. É um recado político também para o presidente mostrar que o carnaval é isso aqui. O carnaval é a festa do povo. O carnaval é cultura popular. O carnaval não é o que ele acha que é. O carnaval é isso. E ele deveria mostrar para o mundo o carnaval da Mangueira. O carnaval da arte, o carnaval da luta, o carnaval do povo, o carnaval da cultura popular.”
O Império Serrano, em 14º lugar, e a Imperatriz Leopoldinese, em 13º, foram rebaixadas para o Grupo de Acesso Série A no Carnaval 2020. A Estácio de Sá foi a campeã do Grupo de Acesso Série A e estará de volta ao Grupo Especial no ano que vem.